Vocês têm graduação, pós graduação?
Certificado válido pelo MEC?


A Universidade da Libras não é uma faculdade, nem temos cursos acadêmicos. Se chama Universidade da Libras porque a Libras é um grande universo, e acreditamos que a única maneira de se tornar fluente em Libras é mergulhando no universo da Libras.

Como você sabe, o simples fato de ter um certificado não garante a fluência. Espalhados por aí, existem cursinhos de apenas um dia que incrivelmente emitem certificados de até 100 horas! Logo, certificado sem aprendizado não vale nada… E quando encontrar um surdo?

[Ser fluente em Libras é poder se comunicar com os surdos no dia a dia, entendendo e se fazendo entender, pensar diretamente em Libras, sem depender do português].

Depois de mais de 11 anos de pesquisas, eu (Madson) e a Raquel Barreto (minha esposa - surda), criamos o treinamento online Fluente em Libras em 10 semanas.

COMO ISSO É POSSÍVEL?
O cérebro humano tem muitas capacidades que pouca gente conhece... Além disso, o método permite absorção da Libras de forma visual, intuitiva, divertida, sem depender do português!

Algumas pessoas podem achar que isso é mentira, enganação ou mais uma empresa que está enganando as pessoas. Porém, se nos acompanha há algum tempo, sabe que temos muita seriedade, amamos às comunidades surdas e a Libras e estamos comprometidos em fazer a diferença.

Além disso, eu, Raquel Barreto, sou surda. E quando dizemos que alguém é fluente, a primeira pessoa a validar isso sou eu mesma!

Alguns podem dizer que Libras só se aprende num cursinho presencial, porém, nosso treinamento online permite que o aluno reveja as aulas quantas vezes quiser.

Desde 2013, produzimos centenas de conteúdos gratuitos para a internet, eventos online, cursos e treinamentos online (esses são pagos - afinal, é nosso ganha pão).

Depois de mais de 18 anos como intérprete (Madson), e mais de 11 anos estudando e refletindo (Madson e Raquel) sobre a Libras, comunidades surdas, tradução e interpretação, tecnologias e metodologias, além de aprofundado estudo sobre o funcionamento cerebral, no início de 2018 lançamos o Desafio Fluente em Libras - que consistia em levar Luana Lidio à fluência na Libras em 10 semanas aplicando nosso método.

Veja:
Acontece que este não é um caso isolado… porque o treinamento Fluente em Libras é um método capaz de guiar qualquer pessoa ouvinte alcançar em 10 semanas o mesmo nível que levaria uns 5 a 8 anos num cursinho tradicional.

No final desta página você pode ver o que dizem nossos alunos.

O treinamento Fluente em Libras oferece dois certificados:
- O primeiro e melhor certificado, é: você mesmo! Sim, você poderá mostrar onde for que de fato sabe a Libras.
- O segundo é o Certificado de Fluência, dizendo que você é Fluente em Libras, isso você não encontra em lugar nenhum. Esse certificado tem 200h/aula incluindo também que você teve acesso ao nosso Treinamento para Intérpretes.

Com o treinamento Fluente em Libras você será capaz de conversar em Libras com surdos de qualquer canto do Brasil, Sem depender do português. Onde você for, poderá se expressar diretamente em Libras e também entender com facilidade o que um surdo estiver dizendo a você por exemplo.

Por que eu disse que em nenhum outro lugar tem certificado dizendo que é fluente? Porque os cursinhos de Libras não te levam aos resultados que tanto quer e merece...

...Se funcionassem todo mundo que faz um cursinho sairia fluente... e isso infelizmente não acontece...

...Se funcionassem, nem precisaria estar aqui lendo esse email, e se funcionassem, o Madson e a Raquel não precisariam ter investido os últimos 11 anos de nossas vidas para criar o Método Fluente em Libras...

...Se funcionassem, o antigo exame do Prolibras do MEC que avaliava a fluência na Libras e se a pessoa estava apta para trabalhar na área teria milhares de aprovados, e isso seria muito bom! Porém, como ele mostrou na Aula 1 da Semana da Libras a linha dos aprovados nunca chegou nem a 1.000 pessoas... agora pensa isso a nível Brasil?
Exemplo de imagem
Por isso, somente o treinamento Fluente em Libras pode emitir um Certificado de Fluência. Agora é claro, você precisa acreditar e seguir o passo a passo do Método Fluente em Libras. 

É importante que você perceba que treinamento Fluente em Libras não é um curso acadêmico (nem graduação ou pós graduação).

O MEC regulamenta apenas Instituições de ensino superior. Fornecemos Treinamentos/ cursos Livres e Profissionalizantes, regulamentados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96, pelo Decreto Lei nº 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97.

Essas legislações mostram que os cursos e treinamentos chamados “Livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.

Nem as pós-graduações, nem a faculdade Letras/ Libras (tanto pública quanto privada) NÃO tem por objetivo levar você à fluência. Muito menos as disciplinas de Libras que tem nas licenciaturas...

Na verdade, geralmente até o vestibular do Letras/ Libras ou várias disciplinas já são em Libras. Por isso, quem não sabe às vezes nem consegue entrar.

Outra coisa que acontece é que como já tem muitos lugares com Letras/ Libras, as pessoas tendem a achar que é tudo igual… porém não é…

Se seu objetivo é ter um diploma acadêmico, fazer uma faculdade resolverá isso (em qualquer área).

Se seu objetivo é alcançar fluência na Libras, nem os cursinhos tradicionais de Libras, nem uma faculdade de Letras/ Libras vai te ajudar a alcançar isso rápido.

E talvez você diga: “Madson, eu conheço pessoas que alcançaram fluência em cursinhos ou numa faculdade assim”... E você tem razão. Eu também conheço várias pessoas.

A questão não é “se você vai conseguir”. A questão é QUANDO você vai conseguir a fluência.

IMAGINE as seguinte situação dessas duas pessoas:

A pessoa 1 resolveu entrar no Letras/ Libras ou fazer uma pós porque quer ter fluência na Libras. Na graduação são 4 anos. Na pós são pelo menos 18 meses a 24 meses. O problema é que nem a graduação nem a pós graduação tem por objetivo levar alguém à fluência. O objetivo é formar academicamente…

Se tudo der certo, geralmente é quando ela se formar (daqui a 4 anos) é que vai estar apto pra trabalhar na área (embora eu conheço um tanto de gente formada que não está…)

Enquanto isso a pessoa 2 resolveu fazer parte do Método completo Fluente em Libras em 10 semanas. Ela pode se tornar fluente em 10 semanas. Praticando conforme as orientações, em pouco tempo poderá estar apta para trabalhar na área. E depois, se quiser, ainda poderá fazer alguma graduação na área, etc.

Percebeu a diferença?

Olhe, nós poderíamos criar um treinamento dizendo "seja fluente em 2 anos", ou "seja fluente em 1 ano". Poderíamos...

Porém, pense conosco: Quantas coisas você fez em sua vida nos últimos 2 anos? E no último 1 ano?

Se nós sabemos como guiar os alunos a poderem se tornar fluentes em 10 semanas, porque vamos ficar enrolando o tempo deles? É isso que não faz sentido!

Até mesmo porque as comunidades surdas estão aí precisando de igualdade em todas as esferas da sociedade (da padaria, à escola, faculdade, igreja, vizinhos, médicos, cursos, comércio, etc).

Quem tem um familiar surdo e vive de perto todas essas angústias sabe como é frustrante não ter liberdade de fazer praticamente nada…

Quanto tempo os surdos terão mais que esperar? Quantos padecerão por doenças psicossomáticas geradas pela angústia de não ter a liberdade linguística que os ouvintes têm?

Traduzindo: onde nós ouvintes formos tem alguém pra se comunicar com a gente. O surdo não. Onde ele vai raramente tem alguém que tem fluência para se comunicar com ele… isso adoece as pessoas… e ainda prejudica a sociedade. Já parou pra pensar na incrível visão que os surdos têm? E isso é a pontinha do iceberg. Os surdos são incríveis!!

Eu, Madson, demorei 8 anos para ser fluente estudando pelos tradicionais cursinhos de Libras, que, infelizmente, na melhor das intenções, estavam me puxando para trás...

Luana aplicou o método, e no final da Semana 6 fizemos um estudo de caso com TOTALMENTE em Libras. Mais de 30 minutos. (Veja na íntegra, cadastre seu email aqui )

Nesse dia, percebemos que ela atingiu o mesmo nível que eu, Madson, demorei 11 anos.

Sabe o que isso de “11 anos” quer dizer? Que eu já trabalhava profissionalmente há alguns anos na área, estava casado com Raquel, participado de dezenas de eventos, cursos e palestras na área de Libras. Lido dezenas de livros da área, estava quase concluindo a faculdade de Letras/ Libras...

E a Luana alcançou esse mesmo nível em apenas 6 semanas.

Alguns podem achar que ela ficou estudando o dia inteiro, como ela mesma disse no estudo de caso: "Sou mãe, trabalho e tenho marido... é impossível ficar o dia todo estudando".

A verdade é que com cerca de 1h a 1h30 de estudo por dia ela alcançou esse nível... É o que sempre dizemos: fluência não é questão de tempo, é método! Aqui é possível ver o diário do Desafio Fluente em Libras, (www.universidadedalibras.com.br/diario ).

Quer dizer, desde a Semana 6 ela JÁ estava fluente em Libras, porém continuou estudando as 4 semanas seguintes, para se aprofundar ainda mais.

E até poderíamos dizer que foi só ela que alcançou a fluência, porém, já mostramos também muitos dos nossos alunos falando em Libras.

Muitos começaram praticamente do Zero na Libras e hoje já são fluentes!

Nesse período, Luana disse que seu sonho era ser intérprete de Libras, e pediu ao Madson que ensinasse a interpretar.

Então eu, ensinei os fundamentos de meu método de interpretação e demonstrei na prática. Em seguida, ela começou a interpretar conteúdos da Libras para o português para a LibrasFlix. Ao todo, sozinha interpretou mais de 87 conteúdos, com nosso acompanhamento.

Depois disso, eu, Madson, sentei com ela e ensinei todo o passo a passo do meu método de interpretação. Então, com acompanhamento, ela tem aplicado isso na prática. Isso foi gravado e algumas turmas do Fluente em Libras têm acesso ao nosso treinamento para intérpretes.

> Esses são resultados típicos?
DEFINITIVAMENTE, não. Porém, agora sabe-se que é possível.

Nossos alunos do treinamento Fluente em Libras podem alcançar a fluência em 10 semanas.

Todos alcançam? Não.

POR QUÊ?
Por uma simples questão: a fluência na Libras depende de 3 fatores:

1) MOTIVAÇÃO
Isso é pessoal.
Mesmo assim, ensinamos nossos alunos como preparar sua mente para a aprendizagem (porém entenda que não temos como controlar as emoções do outro, nem o que sente).

2) MÉTODO
O Fluente em Libras é resultado de mais de 11 anos de pesquisas, e foi criado por nós (Madson e Raquel - surda). Tem dois fundamentos: funcionamento cerebral (como aprendemos coisas novas) e linguística da Libras (lembrando que língua é cultura…)

3) SEGUIR O PASSO A PASSO
De nada adianta ter motivação, o método certo e não seguir as orientações de como aplicar o método passo a passo, ou não acreditar que é capaz, ou duvidar que funciona. É preciso dedicação.

>> Quer dizer que todos os nossos alunos se tornam intérpretes?

DEFINIVAMENTE, não.

POR QUÊ?
Simples: ser fluente em Libras NÃO é a mesma coisa que ser intérprete de Libras. Essa profissão exige muito estudo, aprofundamento na Libras e treino. E nem todo mundo quer ou tem aptidão para isso.

Contudo, fica muito mais fácil quando se absorve a Libras pelo nosso método PORQUE por meio dele os alunos imergem na Libras, na maneira como os surdos veem o mundo, sem depender do português, tudo com aulas de imersão na Libras com Raquel e um outro professor surdo.

E além disso, eu, Madson, compilei minhas melhores técnicas de interpretação - tudo, sem segredos - ensinei a Luana e, como disse, algumas turmas do Fluente em Libras têm acesso às gravações na íntegra desse treinamento. Cabe a cada um aplicar as técnicas de interpretação que ensinamos e treinar isso bastante!

Por Isso Tudo, podemos afirmar que Nós também amamos aos surdos e à Libras e estamos juntos lutando por dias melhores, mais dignos e de mais igualdade para cada surdo. 

O que DIZEM sobre nós?

PERGUNTAS FREQUENTES

O que é o treinamento Fluente em Libras?

Imagine se você pudesse realizar o seu sonho de se comunicar livremente com os surdos, entendendo e se fazendo entender, SEM travar nem confundir os sinais.

Ou poder ter amigos surdos, ou se você tem um familiar surdo, é sua oportunidade de depois de tanto tempo, finalmente poder conversar com ele… e conhecer de verdade, porque essa de só dizer “bom dia”, “boa tarde” dar um beijinho e um abraço não basta.

Agora imagine se fosse possível alcançar esses resultados em apenas 10 semanas.

Talvez possa parecer bom demais para ser verdade, não é?

Mas reflita por um instante. Antes da invenção do avião, se alguém falasse que seria possível viajar de São Paulo a Fortaleza em cerca de 3 horas essa pessoa, com certeza, seria considerada louca.

Porém, nos dias de hoje, isso é possível porque novas tecnologias foram desenvolvidas ao longo dos anos.

Com o surgimento de novas tecnologias, novos métodos e novas técnicas, podemos conseguir novos resultados, isso se aplica a qualquer área de nossas vidas.

O treinamento Fluente em Libras é resultado de mais de 18 anos refletindo, pesquisando e aprofundando sobre a aquisição de idiomas, funcionamento cerebral e linguística da Libras.

O Fluente em Libras é um treinamento online onde você vai aprender o método passo a passo e imergir na Libras com vídeo aulas com professores surdos, de uma forma simples, rápida, natural e intuitiva. É assim que nossos alunos, obtém muito mais resultados do que os alunos de métodos tradicionais.

Ao aplicar o método passo a passo, você também pode se tornar fluente em Libras em 10 semanas, ao invés de passar 5 anos para alcançar esse mesmo nível.

O Fluente em Libras é para mim?

Se você acredita que a única forma de aprender Libras é através daqueles cursinhos de final de semana, e acha que é impossível economizar tempo e poder realizar em 10 semanas o sonho de se tornar fluente em Libras e de se comunicar com os surdos entendendo e se fazendo entender, sem depender do português, saiba que você não está sozinho.

Milhares de pessoas também passam por isso todos os dias em busca de seus sonhos e acabam sofrendo por perderem oportunidades profissionais e até mesmo relacionamentos porque não conseguem se comunicar com os surdos fluentemente.

Mas saiba, a culpa não é sua…

A culpa é da maneira tradicionais de ensino de Libras que, infelizmente fazem você acreditar que a única forma de conseguir a fluência é por meio desses cursinhos de Libras que ficam encaixotando a língua em “básico”, “intermediário” e “avançado” e fazem você perder seu dinheiro e seu tempo, que não ensinam realmente o que importa, e isso gera a falsa ideia de que não é possível alcançar a fluência em Libras em um período curto de tempo.

O fato é que qualquer pessoa pode conseguir resultados de forma mais rápida e simples.

A diferença entre o comum e o extraordinário está, muitas vezes, nas ferramentas que utilizamos.

Por exemplo, se você precisa pregar um prego na parede, e usar um serrote para fazer isso, provavelmente o resultado será péssimo. Mas se você tiver um martelo à sua disposição, então existe uma grande possibilidade de concluir sua tarefa com sucesso!

Desta mesma maneira, se você quiser aprender uma nova Língua, e utilizar o método adequado, sua chance de ter sucesso aumenta bastante também.

Porém, existe um fator crítico nesse processo. Você precisa QUERER.

O método Fluente em Libras é destinado para pessoas ouvintes que realmente querem aprender Libras, mesmo que estejam começando do Zero, ou que já saibam alguma coisa.

Se esse for o seu caso, então SIM, o Fluente em Libras é para você também!

O Fluente em Libras é presencial ou online?

Feche os olhos por um instante e imagine como seria sua vida se em 10 semanas você pudesse se comunicar livremente com os surdos, entendendo e se fazendo entender, sem travar, nem confundir os sinais.

Agora imagine que para alcançar esse resultado, você não precisou deixar o conforto da sua casa, nem mesmo a companhia dos seus familiares.

Poder aprender praticamente qualquer coisa do conforto da sua casa era algo impensável até poucos anos atrás. Porém hoje, além de ser uma realidade, a “Educação à Distância” literalmente elimina as distâncias, possibilitando que pessoas de qualquer canto do Brasil possam se desenvolver.

De fato, os benefícios que a tecnologia pode proporcionar são gigantes!

O treinamento Fluente em Libras é totalmente online, que você pode fazer de qualquer lugar que você tenha uma conexão com internet, para atingir um objetivo único que é ser Fluente em Libras.

Ao se matricular para o treinamento, você receberá os dados de acesso ao Campus Virtual, onde terá acesso às aulas e conteúdos do Fluente em Libras.

Um novo mundo de inúmeras possibilidades estão surgindo com o advento da tecnologia, e você pode desfrutar disso agora!

Quanto tempo dura o treinamento?

Como você sabe, a maioria dos cursinhos de Libras no Brasil tem duração média de 5 anos, e você acaba tendo que fazer o “básico”, “intermediário” e “avançado”. Mas é comum encontrar pessoas que já estão estudando Libras há mais de 8 anos e ainda não alcançaram a tão sonhada fluência.

Se você está aqui, é por que deseja se tornar fluente em Libras, não é?

E se você pudesse decidir em quanto tempo iria se tornar fluente em Libras, certamente iria escolher fazer isso no menor prazo possível, certo?

Então, seria justo dizer que aprender Libras o mais rápido possível traria inúmeros benefícios para sua vida pessoal e profissional, correto?

O treinamento Fluente em Libras foi projetado para ser realizado em 10 Semanas e está organizado em 10 módulos de aulas em vídeo ensinando o método passo a passo, e com aulas e atividades de imersão em Libras com base em histórias e imagens ilustrativas - com professores surdos, incluindo a própria Raquel Barreto.

A cada semana um novo módulo é liberado.

As aulas são entregues totalmente online, e mesmo sabendo que você pode ser fluente em 10 semanas, seu acesso ao Campus Virtual será de 2 anos de acesso para ver e rever todo o treinamento quantas vezes quiser durante esse tempo.

Esse treinamento é básico, intermediário ou avançado?

A grande verdade sobre os cursinhos de Libras “Básico”, “Intermediário” e “Avançado” que as maneiras tradicionais de ensino nunca irão revelar é que a ensinar uma língua de forma segmentada, o potencial de aprendizagem diminui drasticamente.

Reflita com sinceridade.

Para que serve um cursinho de Libras básico?

Imagine que de agora em diante, seus amigos e colegas comecem a falar com você (em Português) no nível básico? Quão profunda seria sua relação com essas pessoas que se comunicam no nível básico (por exemplo: “Oi, meu nome é Fulano, e moro aqui perto, até mais!”).

A proposta do treinamento Fluente em Libras é levar o aluno do Zero à fluência, no menor espaço de tempo possível.

A Universidade da Libras não tem como objetivo fragmentar o ensino da Libras, por isso ensinamos tudo o que o aluno precisa aprender para se tornar fluente durante o período do curso e poder conversar com surdos no dia a dia, entendendo e se fazendo entender.

Ao participar do Fluente em Libras, os alunos entendem detalhes do método, que mostram como é possível uma pessoa que nunca teve contato com a Libras à fluência em 10 semanas.

Que tipo de garantia o Fluente em Libras oferece?

Aplicando o método passo a passo você pode ser fluente em Libras em 10 semanas, alcançando o mesmo nível que demoraria mais de 5 anos para atingir nas formas tradicionais de ensino.

No treinamento Fluente em Libras você irá aprender a sinalizar em Libras praticamente como os surdos fazem. Por isso essa metodologia funciona tão bem!

Ao invés de estudar durante 5 anos, como nos cursinhos tradicionais, ao participar do treinamento Fluente em Libras você pode conseguir grandes resultados em 10 semanas.

Imagine como seria, se dentro de 10 semanas você já pudesse realizar o seu sonho de se comunicar livremente com os surdos, entendendo e se fazendo entender, SEM travar, nem confundir os sinais.

Ou poder ter amigos surdos, ou se você tem um familiar surdo, é sua oportunidade de depois de tanto tempo, finalmente poder conversar com ele… e conhecer de verdade, porque essa de só dizer “bom dia”, “boa tarde” dar um beijinho e um abraço não basta.

Para que você tenha certeza de que tomará uma ótima decisão ao se matricular na próxima turma do Fluente em Libras, se por algum motivo você perceber que o curso não é para você, nós oferecemos uma garantia incondicional de 30 dias para reembolso de 100% do seu dinheiro e de cada centavo que você pagou.

Basta você enviar 1 e-mail que faremos a devolução de todo seu dinheiro. E faremos isso rápido, sem complicações, sem questionamentos, sem pegadinhas e sem letrinhas miúdas.

Simples assim! Uma garantia blindada, exclusiva do método Fluente em Libras, porque respeitamos seu tempo e seu dinheiro e queremos apenas pessoas satisfeitas junto com a gente!

O treinamento emite Certificados?

Como você sabe, o simples fato de ter um certificado não garante a fluência. Espalhados por aí, existem cursinhos de um dia que incrivelmente emitem certificados de até 300 horas!

Mas sim, o treinamento Fluente em Libras oferece dois certificados embora esse não seja um curso acadêmico.

O primeiro e melhor certificado, é: você mesmo! Sim, você poderá mostrar onde for que de fato sabe a Libras.

O segundo é um certificado de conclusão que você vai receber de 200h/aula incluindo também que você teve acesso ao nosso Treinamento Interno para Intérpretes aqui da Universidade da Libras.

Vou aprender sinas de qual Cidade/Estado? E os regionalismos?

Imagine por um instante que duas pessoas ouvintes, uma do Rio Grande do Sul e outra do Rio Grande do Norte se encontrem em um evento. Por acaso eles não conseguiriam se comunicar?

Embora existam palavras que sejam estritamente regionais, provavelmente essas duas pessoas conseguiriam manter uma boa conversa, sem que isso atrapalhasse. certo?

No treinamento Fluente em Libras, os professores Madson e Raquel Barreto dissecaram o vocabulário e a gramática da Libras, nos detalhes mais profundos dela, e identificaram tudo que uma pessoa precisa saber para estabelecer praticamente qualquer tipo de contexto de comunicação em Libras.

Como assim "contexto de comunicação"?

Desde pedir que seu amigo ou familiar surdo, em Libras, para ir comprar um picolé, ou vender seu creme favorito da Avon®, até mesmo conseguir liderar uma reunião com surdos. Ou fazer um discurso em uma escola, faculdade ou empresa, totalmente em Libras e sem depender do Português.

Ou seja, dos contextos mais informais aos mais formais, onde quer que você precise utilizar a Libras. Seja em sua casa, ou no trabalho. Seja na escola, na faculdade, na igreja ou no hospital.